Radiologia Digital

Raio X digital é um exame radiológico simples, rápido, indolor e não invasivo, que emprega radiação ionizante para gerar imagens digitais de áreas internas do organismo.
Convencionalmente, o exame de RX – a popular radiografia – compreende a produção de um feixe heterogêneo de raio X, que é produzido por um gerador e projetado sobre determinada região do corpo, que está sendo examinada.
Na radiografia tradicional ou analógica, os raios são captados no sentido oposto ao feixe emitido e registrados em um filme, que é revelado em uma máquina especial.
Mas isso mudou na era digital.
O RX digital possibilita que médicos visualizem a região interna dos tecidos humanos e examinem, com maior precisão e facilidade, possíveis ossos fraturados, inchaços e até tumores.
A radiografia pode ser realizada pela maior parte da população, exceto mulheres grávidas e outros pacientes que possam ser prejudicados pela exposição à radiação ionizante.
Para fazer o exame, basta que eles se deitem sobre a maca do equipamento de raio X ou posicionem a parte do corpo que precisa ser examinada sobre o aparelho.
O dispositivo emitirá a radiação necessária para formar as imagens e, após alguns minutos, o procedimento é finalizado.
Imagem superior no Rx digital
Otimização do tempo
Maior segurança
Ecologicamente correta
Preparos
RX de Coluna Lombo Sacra
– Às 17:00 horas do dia anterior tomar dois comprimidos de laxante (Dulcolax).
– Na noite anterior ao exame fazer uma alimentação leve evitando carnes e verduras.
– Na manhã do exame, só tomar líquidos.